terça-feira, 21 de setembro de 2021

A Escrita da História



Neste livro, Michel de Certeau identifica as etapas fundamentais da historiografia e suas diferentes abordagens ao longo do tempo, estabelecendo um diálogo entre várias áreas do conhecimento. Religião, epistemologia, metodologia e semiótica convivem e convergem para o mesmo objetivo: traçar o itinerário de um historiador e o percurso das interrogações que levam ao desenvolvimento da sua narrativa. Nesse processo, o autor recorre, também, à filosofia e à psicanálise – que sustentam as observações sobre diferença, corte e descontinuidade –, sempre norteado pelo olhar da política e da ética.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955763/mod_resource/content/1/CERTEAU%2C%20M.%20A%20Escrita%20da%20hist%C3%B3ria.pdf


Documentário - Michel de Certeau - Vida e Obra por Diana Vidal 

ATTA - Mídia Educação

Michel de Certeau foi jesuíta, historiador e professor universitário francês. Seus interesses e crises o levaram a trazer para o seu universo a psicanálise, a filosofia, a linguística, a antropologia, a história, a pedagogia e manifestações culturais diversas. Nascia daí um respeito e uma relação profunda pela marginalidade, pela multiplicidade e pela resistência estratégica.

Neste programa, Diana Vidal, conhecedora da obra do autor, expõe o pensamento e suas implicações na Educação de um dos maiores pensadores do século XX.

Conteúdos:

- Os primeiros anos e a formação jesuíta

- Surin e a descoberta da escuta

- A psicanálise e a escuta do outro

- Epistemologia da história

- Historiografia

- Práticas culturais

- Práticas ordinárias

- O sujeito insubmisso

- As viagens

- Formas de resistência / modelo polemológico

- Certeau e Paulo Freire

- O mestre da Escuta

Apresentação: Diana Vidal

Diana Gonçalves Vidal é professora associada de História da Educação na Faculdade de Educação (USP), onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) e a Área de História da Educação e Historiografia do Programa de Pós-Graduação em Educação. Publicou Michel de Certeau, historiador-vagabundo, judeu-errante na revista Educação. É pesquisadora do CNPq.

Convidada especial Anne-Marie Chartier

Institut National de Recherche Pédagogique, França



https://www.youtube.com/watch?v=21PXfrJCojQ&t=185s&ab_channel=Jos%C3%A9MarcusGuedesdeAra%C3%BAjo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas Vocacionais

  Bibliografia: NEVES, Joana, Renovação Educacional e Desenvolvimento Econômico: o ensino vocacional em São Paulo – uma questão política.  D...